quarta-feira, 25 de maio de 2011

Road Ecology Brazil 2011



Rodovias são fundamentais para o desenvolvimento social e econômico de uma região, ao mesmo tempo em que constituem um dos principais agentes de fragmentação da paisagem. A construção e ampliação deste e de outros sistemas lineares (rodovias, estradas, ferrovias e linhas de transmissão) alteram o ambiente físico, químico e biológico causando impactos a curto e longo prazo.
Para a biodiversidade os principais são o atropelamento de fauna e a perda de habitat (isolamento e efeito de borda) que resultam na diminuição do tamanho e persistência das populações.

A primeira edição do Road Ecology Brazil foi realizada em agosto de 2010 contando com a presença de importantes pesquisadores que resultou em novas parcerias nacionais e internacionais. Em 2010, a transição política e implantação de um dos maiores pacotes econômicos brasileiros geraram melhorias e ampliações de milhares de quilômetros de rodovias brasileiras, o que resultou em importantes discussões durante o evento. A repercussão do REB em 2010 incentivou os organizadores a realizar uma nova edição em 2011 a partir de então tendo como temática os impactos de empreendimentos lineares viários sobre a biodiversidade.

Esperamos que esta nova edição do Road Ecology Brazil permita, mais uma vez, a troca de informações e experiências para subsidiar a implantação de políticas públicas em prol da sustentabilidade da relação entre meio ambiente e empreendimentos viários, objetivo principal dos pesquisadores que trabalham com Ecologia de Estradas.

SITE: http://www.dbi.ufla.br/reb2011/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário